(11) 5851-8949 fateczs.diretoria@centropaulasouza.sp.gov.br

Palestras do Período de Manhã e da Tarde do dia 05 de Novembro

e-fateczonasul.org Blog, Últimas notícias Palestras do Período de Manhã e da Tarde do dia 05 de Novembro
Palestras do Período de Manhã e da Tarde do dia 05 de Novembro

Blog Últimas notícias

Palestras do Período de Manhã e da Tarde do dia 05 de Novembro

Posted By Fatec Zona Sul

O terceiro dia da Jornada de Soluções Tecnologias Fatec Zona Sul iniciou com a palestra sobre Intercâmbios Internacionais, apresentada por Rodrigo Ramirez, Professor da Fatec Zona Sul além de Coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras.

Rodrigo falou da importância de realizar o intercâmbio contando um pouco da sua história. Ele visitou seis países e realizou nove viagens de intercâmbios  sendo duas delas totalmente grátis .

Também comentou  sobre os programas de intercâmbio existentes, dando exemplos como, o ciência sem fronteiras, que no momento esta suspenso pelo governo, o Fulbright que oferece bolsas de intercâmbio para o ensino superior, a CNPq, que oferece bolsas para pós-graduação e doutorado para dentro ou fora do país.

Foi citada também a quebra de alguns mitos para aprender inglês, como o mito de que para aprender inglês é necessário estudar no exterior, assim como realizar Intercâmbio só é possível para pessoas com um poder aquisitivo melhor.

Finalizando, Rodrigo deu dicas para conseguir ir bem no intercâmbio, dizendo para focar no seu objetivo e focar onde você quer realizar seu intercâmbio, além de pesquisar quais os requisitos da universidade, se a bolsa oferecida é de 100%, além de visitar feiras de intercâmbio, os consulados e câmaras de comercio, e por fim, planejar como será sua viagem e sua vida no país escolhido.

 

Antes da palestra de Linguagem C, os alunos do 4º semestre de Analise e Desenvolvimento de Sistemas realizaram uma palestra falando sobre Android, dando dicas de desenvolvimento e citando quais seriam as prioridades para conseguir desenvolver aplicativos para celulares.

Então tivemos a palestra apresentada pelo Professor Lelis Murakami, doutorado em Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica USP em 2008, é diretor da empresa Lechare Informatica Ltda e Professor da Fatec Zona Sul.

Lelis falou de como já estamos envolvidos em duas áreas, a Tecnologia e a Logística, citando como é difícil prever como estará o mundo em um futuro próximo, pois a área de T.I evolui de uma forma extraordinária, tendo sempre grandes inovações no ramo tecnológico.

Em seguida  contou como foi desenvolver seu livro ‘Linguagem C- Simples assim!’, citando que foram horas de dedicação para desenvolver seu livro sobre a linguagem mais utilizada no mundo, seguida pelas linguagens Java e C++, pois é uma linguagem que dos computadores mais antigos até os mais modernos, ela é executada de forma rápida.

Por fim, foram dadas dicas para o mercado de trabalho, dizendo para saber resolver os problemas e não priorizar o dinheiro, pois ele vem naturalmente com sua competência. Foi citado também que a área de TI consome muito tempo daqueles que se dedicarão a ela, e o mercado espera que um estudante ou profissional saiba depois de serem formadas as metodologias, os macetes para programação, saiba solucionar bugs, tenha conhecimento sobre as arquiteturas e as linguagens de programação, além de  ser organizado, curioso, criativo, persistente, e não desistir de seus sonhos.

 

Finalizando as palestras do período da manhã tivemos a palestra da empresa Deloite, que iniciou a palestra mostrando-nos um vídeo com as informações de sua empresa, com sua história, sua forma de trabalhar e seus objetivos.

Após o vídeo foi explicado para os alunos como a Deloite trabalha, mostrando as divisões dentro da empresa. Foi apresentando a área de  Business Risk, que trabalha com a auditoria das empresas, e a Cyber Risk, que seria a área responsável pelo T.I . A área de Cyber Risk trabalha em conjunto com a área de Segurança da informação,  defendendo os dados privados da empresa e possíveis  invasões  na  área social delas, buscando estudar e resolver as brechas dentro dos sistemas de segurança das mesmas.

Foi apresentado também o processo para contratação de funcionários, mostrando detalhadamente como ocorre cada passo do seu processo, desde a escolha do candidato até os processo final para sua admissão na empresa, sendo eles:

– Seleção do candidato

– Game Institucional

– Apresentação Institucional e os testes realizados na própria empresa

– Dinâmica em grupo

– Entrevista com o candidato

– Admissão do candidato

A empresa também citou o seu plano de carreira, mostrando aos convidados os períodos para conseguir crescer de cargo na empresa, em 5 anos de carreira consegue-se chegar em um cargo alto na empresa, tendo oportunidade para todos crescerem.

Por fim, foram mostradas as vantagens dadas pela empresa, como plano de saúde, vale-refeição, além da forma de distribuir pontos para conseguir vantagens opcionais na empresa, sendo então finalizada a palestra.

No período da tarde do dia 05.11 foi realizada a palestra de Gestão Ambiental, apresentada por Rafael Rosa, representante da empresa Tigre na América Latina, importante empresa de matéria de construção fundada em 1941, sendo atualmente a 11ª empresa mais internacionalizada do Brasil, segundo estudo realizado em 2011 pela Fundação Dom Cabral.

Rafael acabou nos falando de formas de sustentabilidade na construção civil, buscando formas de evitar desperdício de água, diminuir a emissão de gás carbônico, entre outras coisas, sempre divulgando produtos da empresa Tigre que podem ser solução para isso.

 

Após isso foram feitas novamente as palestras de Linguagem C e Intercâmbios Internacionais, realizadas pelos professores Lelis e Rodrigo respectivamente.

Tagged , , ,

Written by Fatec Zona Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *